Cursos e Laboratórios

Cursos

Entre 2007 e 2010, em parceria com a Cultura Inglesa, a Klaxon foi responsável pelo desenvolvimento e produção de workshops de formação profissional e palestras de profissionais da indústria audiovisual internacional, sempre como parte da programação do Cultura Inglesa Festival.

2007

A Cultura Inglesa trouxe, com apoio da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André, e produção da Ouroboros Cinematográfica e da Klaxon Cultura Audiovisual, o consultor internacional de roteiros e renomado tutor Miguel Machalski. Na sua primeira viagem ao Brasil, em maio de 2007, foram realizadas duas palestras (uma no Cultura Inglesa Festival e outra em Santo André), um workshop para 12 projetos realizado em 5 dias e uma mini-clínica de roteiro de dois dias, para jovens estudantes da Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André.

2008

Repetindo o sucesso das atividades com Miguel Machalski, em 2008 foi a vez do britânico Phil Parker ministrar um workshop de desenvolvimento de roteiros de baixo orçamento. Parker também ministrou duas palestras abertas e gratuitas durante o 12o Cultura Inglesa. O workshop foi composto por aulas e encontros privados com o diretor focado no desenvolvimento de oito projetos de ficção para longa-metragem, de profissionais e tutores da escrita cinematográfica, além de algumas atividades coletivas. Dentre os participantes selecionados para cursar o workshop, estiveram profissionais como Ariela Goldman, Fernando Coimbra, Giovanna Belucci, Henry Grazinoli, José Eduardo Belmonte, Lina Chamie, Mariana Bastos, Mariana Veríssimo e Marina Person.

2009

Em 2009, foi organizado um programa de formação em documentário, composto por um programa intensivo sobre mercado internacional e desenvolvimento de projetos e pitching de documentários com Christinna Burtnet, além de palestras sobre teoria documental com Bill Nichols.

Com foco do no aperfeiçoamento de profissionais do mercado audiovisual interessados em desenvolver suas habilidades para escrita de projetos e propostas, além do aprendizado de mecanismos efetivos para apresentação de projetos ao mercado internacional, escrito ou oralmente, o workshop promoveu ainda o encontro dos profissionais com empresas para feedback de seus pitchings como TV Cultura, TV Brasil, BBC Brasil, Brazilian TV Producers, entre outros. Encerrou o workshop duas palestras com Bill Nichols, sobre teoria documental.

2010

Em 2010, foi realizada a oficina de roteirização e desenvolvimento de projetos de videogames ministrada pelo escritor multi-plataforma Matt Costello, autor do roteiro de alguns dos games mais bem sucedidos da história. Auxiliando os participantes a explorar formas pelas quais uma história é construída nos games e como ela pode ser interferida durante o jogo, consolidando um processo interativo de narração. Depois de palestra inaugural, foram realizadas duas oficinas, para dois níveis distintos, uma focada em profissionais da indústria e mercado de games no Brasil e outra para iniciantes.

BrLab

Laboratórios PRODAV

Workshops