SOBRE NÓs

A Klaxon foi fundada em 2008 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do setor audiovisual, através do desenvolvimento e produção de filmes e da organização de eventos de formação e difusão. Nos primeiros anos de atividades, a empresa produziu importantes mostras e festivais de cinema, mesmo período em que passou a organizar workshops e programas de formação para profissionais do setor audiovisual em diferentes formatos. Organizou, durante quatro anos, alguns workshops de desenvolvimento de projetos audiovisuais dentro da programação do Cultura Inglesa Festival, e nesse mesmo período, realizou a primeira edição do BrLab, em 2011.

Entre 2008 e 2012, a empresa realizou mais de vinte mostras de cinema temáticas e retrospectivas de importantes diretores como Chris Marker (2009), Marguerite Duras (2009), Luc Moullet (2011) e Péter Forgács (2012), patrocinadas pelo Banco do Brasil, CAIXA, Prefeitura de São Paulo, entre outros, e exibidas nos Centros Culturais Banco do Brasil, CAIXA Cultural, Cine Olido, Cinemateca Brasileira, em diferentes cidades. 

Em 2012, começou a produzir filmes, dedicando-se ao desenvolvimento e à produção de projetos audiovisuais com perfil autoral. Desde então, já lançou sete longas-metragens, dirigidos por talentos de diferentes países da América Latina, que foram exibidos e premiados em diversos festivais e com distribuição nacional e internacional. Seu catálogo possui ainda projetos em diferentes estágios de desenvolvimento, financiamento, produção e pós-produção.

A Klaxon é a empresa responsável pela realização anual do BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos no Brasil, um evento de mercado e formação que é um espaço de referência na América Latina e que promove o desenvolvimento e aceleração de projetos e talentos audiovisuais. O BrLab promove diferentes workshops e encontros internacionais em sua programação, incluindo workshops de desenvolvimento de projetos, montagem e encontros de coprodução, além de várias atividades abertas ao público como encontros, palestras e debates, realizados de forma presencial e disponibilizados online para promover a democratização e acessibilidade ao evento. Além do evento principal, o BrLab também promove atividades regionais em diferentes estados do Brasil, publicações e iniciativas em parceria com renomadas instituições.

Também possui um selo editorial BrLab. Os livros lançados são focados especialmente na área de roteiro audiovisual, incluindo edições especiais dos roteiros de O Lobo Atrás de Porta (Fernando Coimbra, 2013) e Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015) e um livro de entrevistas com o renomado roteirista e script doctor cubano Eliseo Altunaga.

Em 2015, a Klaxon foi contratada pela ANCINE – Agência Nacional do Cinema, para coordenar, gerir e realizar oito laboratórios de desenvolvimento de projetos de longas-metragens e de séries de ficção, documentário e animação . Os laboratórios, realizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, possibilitaram o desenvolvimento de novas metodologias para acompanhamento de mais de 80 projetos em alinhamento com a Agência Nacional do Cinema, ao longo de dois anos. Desenvolveu uma expertise na realização e coordenação de programas de formação e desenvolvimento de projetos que vem aplicando em diferentes workshops e iniciativas que promove. 

Rafael Sampaio

É produtor e curador com experiência na gestão de projetos culturais e audiovisuais e no acompanhamento de projetos em desenvolvimento. Antes de fundar a Klaxon, em 2008, trabalhou como programador e produtor em espaços culturais como Cinemateca Brasileira, MIS-SP, entre outros. Na Klaxon, organizou diversas curadorias de mostras e festivais e produziu os filmes “Sobre Rodas” (2017), de Mauro D’Addio; “Diz a Ela que me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, “Um Casamento”, de Mônica Simões e coproduziu os filmes “Contactado” (2020), de Marité Ugás; “Fiebre” (2022), de Elisa Eliash, “Zafari” (2024), de Mariana Rondón, entre outros. É o criador e o diretor do BrLab, desde 2011, e também atua como coordenador pedagógico de cursos e programas de formação, como do Icumam Lab, e oito Labs de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 – ANCINE/FSA, entre outros. Participa como analista de projetos em diferentes instituições brasileiras e internacionais e coordenou, em 2021, o processo de seleção de projetos brasileiros do Gotebörg Film Fund. Foi membro da comissão de avaliação do Hubert Bals Fund (2022), ProImagenes Colombia (2019), Cinergia (2013), CnCine (2014), entre outros. Formado em Cinema, realizou pós em Estudos Audiovisuais na Espanha, e recentemente se especializou  em Audience Design em diferentes instituições. Em 2023, foi selecionado pelo Ministério da França para a Residence Culture, programa de intercâmbio profissional para gestores culturais.